Sobre o projeto


Quando o Governo da Paraíba decidiu pavimentar e restaurar determinadas rodovias e acessos ao Litoral Norte do Estado, a ideia proposta foi muito além da simples melhoria das condições do tráfego de veículos.

PB-061

Complexo e ambicioso, o projeto “Nas Trilhas dos Potiguaras” inspirou-se no emblemático passado dos índios que vivem aqui, para estabelecer um objetivo maior, em que o significado de estrada se revela amplificado como um meio para conhecer e, acima de tudo, preservar essa desconhecida, bela e histórica região.

Uma vez dentro deste novo roteiro de experiências, devidamente calçado entre sua espinha dorsal, a BR-101, e as ligações com Forte Velho (PB-011), Lucena (PB-027), Baía da Traição (PB-041) e Barra de Camaratuba (PB-061), prepare-se. As sensações serão, sem exageros, surpreendentes.

Motivos não faltam. O litoral norte paraibano tem metade dos seus sessenta e seis quilômetros de praias dentro de áreas de proteção ambiental, distribuídos em um mosaico de unidades de conservação, onde espécies ameaçadas de extinção encontram refúgio.

A costa abriga, ainda, a mais antiga reserva indígena do Brasil, cuja nação, os potiguaras, habita o mesmo lugar onde protagonizaram alguns dos principais capítulos do início da colonização brasileira.

Barra de Mamanguape

O cenário, por sua vez, continua espetacular como no século XVI, quando intensas batalhas, envolvendo nativos, colonizadores portugueses e invasores franceses e holandeses, aconteciam em meio a falésias, praias desertas, estuários exuberantes e lagoas de águas cristalinas.

No século XXI, as estradas do circuito “Nas Trilhas dos Potiguaras” ganham asas e vão se abrir como um portal para diferentes lugares e perfis de desbravadores.

Se você gosta de natureza, história, esportes de aventura ou simplesmente degustar um prato típico e participar de tradicionais festejos populares, este é o lugar.

Os conceitos podem variar do ecoturismo ao turismo comunitário ou de interesse histórico. Em comum, emerge o objetivo em fomentar e desenvolver um turismo de base sustentável e de inclusão social, comprometido com a preservação das unidades de conservação ambiental, assim como a divulgação e o resgate da cultura dos índios potiguaras no belo e surpreendente Litoral Norte da Paraíba.

Voltar para o topo