Rio Tinto


Fundada pelos herdeiros e filhos do sueco naturalizado brasileiro, Herman Theodor Lundgren, foram eles os responsáveis pelo implemento do projeto fabril da Companhia de Tecidos Rio Tinto e da urbanização, imprescindível para o assentamento populacional envolvente. Rio Tinto foi povoada, inicialmente, tanto pelas famílias dos trabalhadores alemães como pelas famílias dos trabalhadores originários do próprio Estado, empregados na Companhia de Tecidos Rio Tinto.
As famílias alemãs chegaram a constituir a única colônia germânica, de fato, acima do Centro-Sul do Brasil, no Século XX. Com a desativação da parte fabril do conglomerado de produção têxtil dos Lundgren, na Paraíba, a maior parte das famílias dos trabalhadores alemães dispersou-se, migrando para João Pessoa ou deixando o Estado.
Até hoje, encontramos marcas da passagem deles pelo Município. Há casarões e chalés espalhados pela zona urbana. O Casarão (residência dos Lundgren em Rio Tinto), que foi alvo de vandalismo ao fim da Segunda Guerra Mundial, está localizado na Aldeia Monte-Mor onde, próximo, encontra-se uma escola indígena.

Conheça

Conheça também:

Voltar para o topo