História
A Atalaia do Forte Velho
Um mirante erguido pelas monarquias de Portugal e Espanha (União Ibérica) por volta de 1585 é muito mais do que uma construção histórica de arquitetura militar.
Ali, nasceu a Paraíba, com a construção do Forte de São Felipe e São Tiago, em meados do séc. XVI, 1584. Forte Velho, primeiro local onde aportaram os portugueses, no período colonial; a segunda construção foi o Mirante do Atalaia, localizado no alto de uma colina que servia como oratório e observatório na defesa das terras no entorno do estuário, entre os rios e o mar. Esses foram os marcos iniciais da colonização e da implantação da Capitania da Paraíba.
Forte Velho foi a primeira sede da Capitania da Paraíba. Teve como administrador Dom Francesco de Castejon, nomeado pelo General Diego Flores Valdez, o Colonizador, em nome do Rei Felipe II da Espanha e I de Portugal.
Forte Velho está localizado ao Norte do Município (Distrito de Livramento), à margem esquerda do Rio Paraíba, fazendo parte de um complexo paisagístico, onde se destacam o estuário, a Ilha da Restinga, Praia de Costinha, Ilha do Stuart, Ilha dos Porcos, Ilha Tiriri, Ilha da Santinha, Ilha Felix de Belli e as praias fluviais de Forte Velho, da Ribeira, Tambaúzinho e do Jacaré. Os rios Paraíba e seu afluente Sanhauá serviram como rota de navegação das quatro expedições marítimas que objetivaram fundar a Capitania da Paraíba e a sede definitiva, Nossa Senhora das Neves, em 1585, hoje, João Pessoa.
Acesso: BR 101(Norte) – PB 011 (Via do Turismo) - ( Entrada de Bebelândia).
Distância: Santa Rita - 31 Km (Centro) - João Pessoa 43 Km.
Clima: Quente e seco, tornando-se úmido no inverno.
População: Aproximadamente, 2.500 Habitantes.
Vegetação: Manguezais, Mata Atlântica, coqueirais, mangueiras, cajueiros.
Atividades Econômicas
Pesca: Caranguejos, mariscos, crustáceos , peixes e sururu.
Agricultura: Cana-de-açúcar e culturas de subsistência.
Turismo: Excelente potencial a ser explorado como atividade econômica.
Cultura: Coco de roda e outros folguedos, além do artesanato e a culinária.